quinta-feira, 30 de junho de 2011

(pag 43)

Como já disse anteriormente, não creio em Deus, mas também não duvido, afinal de vez em quando Ele nos prega uma peça dessas...

Doze horas depois do carro vendido, estou de malas feitas no aeroporto de Orlando.

Comprei a passagem com destino a Johannesburgo, embarcando em Orlando, fazendo escalas em Washington e oito horas de espera em Doha, no Qatar.

Total: 37 horas ate Johannesburgo, sendo que de la ainda seguiria para Cidade do Cabo.

Tudo em nome da aventura e obviamente, economia.

Na hora de fazer o check-in vem o ultimo susto americano.

A funcionaria da empresa aérea me alerta que pelo fato de eu ficar oito horas em solo no Qatar eu teria que ter visto de permanência naquele pais, mesmo que não saísse do aeroporto.

Anteriormente eu havia me informado que não era necessário visto de brasileiros para o Qatar quando em transito, ou seja, somente escala.

Mas a funcionaria era incisiva, dizia-me que eu corria o risco de ser extraditado caso as autoridades quisessem.

Vai ser um loteria, dizia ela.

De um minuto para outro me bateu um medo surreal.

Imagine eu, sem dinheiro, mal falando inglês, com o visto americano vencendo no dia seguinte...enfim, mais uma vez era hora de arriscar e correr o risco.

Logo apos realizar o check-in, Mauricio me chama de canto e fala uma grande verdade:

Todo americano tem medo de situações ligadas a visto e diplomacia porque eles próprios fazem isso com imigrantes de outros países. A burocracia para se pisar em solo americano e tao grande que, pela lei (informal) de reciprocidade, todo americano corre o risco de ser extraditado caso não tenha todos os documentos em mãos na chegada a qualquer pais. Principalmente os da região do Oriente Médio.

Apos essa conversa me tranquilizei lembrando das informações que havia colhido a respeito do Qatar.

Sabia que a chance de extradição era risória, porem não iria correr um risco maior saindo do aeroporto para conhecer a cidade nas oito horas em que ficaria em solo.

Mas confesso que antes do susto cheguei cogitar um passeio por Doha.

Portão de embarque numero 83, destino: Africa do Sul.

Aqui vou eu...

Um comentário: