quarta-feira, 29 de junho de 2011

(pag 42)

Depois de dois dias dirigindo copiosamente, parando apenas para descansar o minimo possível, estaciono para passar mais uma noite numa rest area.

Decidi relaxar um pouco a mente e assisti um filme que muitos estavam comentando: Avatar.

Independente do filme ser bom ou não, ser clichê ou não, ser bem feito ou não, me peguei estritamente a mensagem.

Eh claro que não era nada inédito, porem o filme me caiu como uma luva, parecia que a cada dia eu conseguia entender ainda mais a mente do ser humano e tendo consequentemente mais vergonha de ser mais um da especie.

Mais uma vez chorei, mas dessa vez chorei de vergonha pois sabia que, obviamente de uma forma menos hollywoodiana, a raça humana estava realmente caminhando naquela direção.

A cada dia os olhares se fixam cada vez mais no horizonte do status e poder, deixando de lado as relações humanas.

Um dos motivos pelo qual optei em sair do Brasil foi justamente esse: não conseguia viver somente o universo do meu umbigo.

Nao me confortava ter um trabalho relativamente bom, uma renda relativamente boa, morar relativamente bem, sendo que todos os dias eu me deparava com pessoas que não tinham sequer o que comer ou um teto para morar.

Fui dormir com o sentimento ruim de não poder mudar nada a minha volta.

Acordei e segui viagem.

Ao final do terceiro dia entro no estado da Florida.
Uma sensação estranha me toma o corpo e a mente.

Era de como se estivesse voltando para a casa depois de uma guerra.

Mas como, se não estava nem voltando para a minha casa e tao menos saindo de uma guerra?

– Estranho mas muito real. Um nítido bem-estar. Um enorme conforto.

Cheguei a casa do meu amigo Mauricio, em Orlando, onde tudo começou.

Descansei o corpo e a alma.

Estranho mas era como se realmente estivesse tido em uma guerra.
De certa forma ate tenha sido uma guerra. Algumas vezes contra o stress da LA, outras contra o frio do Grand Canyon, outras simplesmente uma guerra pela vida. Pela MINHA vida.

Mas só o fato de rever pessoas que você gosta, e que gostam de você, eh fortalecedor.

Os verdadeiros amigos são os pilares do meu caminho. Sao como fontes de energia inesgotável para mim.

Pessoas que por mais distantes fisicamente que pareçam, mais perto estao.

No dia seguinte era aniversario do meu grande amigo Mauricio. Ate por isso fiz um esforço extra a ponto de chegar a tempo.

E nada como uma reunião entre amigos para ficar novo em folha.
Reunimos todos na casa dele para um almoço.

Novamente revi Sarah, a americana que apesar da distancia e de pouco me conhecer, me deu muita força nas horas que eu me senti mais sozinho. Muitas noites passamos horas conversando ao telefone e ela pacientemente tentando entender o meu inglês de Tarzan.

Fiz questão de reencontra-la para agradecer pessoalmente o que ela tinha feito a distancia.

Creio que muitas vezes uma unica palavra de uma mulher conforta muito mais do que um longo discurso de um homem.

Os planos para a Africa do Sul já estavam traçados.

O dia do embarque chegava e eu precisava urgentemente vender o meu carro para ter pelo menos algum dinheiro em mãos na chegada ao outro continente.

O carro já estava anunciado ha meses e nenhum comprador em potencial aparecia. Somente especulações via e-mail. Nada concreto.

Estranhamente uma certeza me vinha a mente dizendo que não precisava me preocupar com isso.

E foi o que fiz. Apenas procurei descansar e curtir meus amigos.

So continuava postando anúncios na internet esperando pelo comprador.

Ate que no domingo, poucas horas antes de embarcar para a Africa do Sul, ele chega.

Um senhor simples, acompanhado de sua esposa e um filho deficiente físico.

Ele olha o carro somente superficialmente e faz uma contra-proposta, não muito indecorosa.

A minha contra-oferta foi um meio-termo do que eu pedi inicialmente e o que ele ofertou.

Negocio fechado!

O senhor saca do bolso um mil e quatrocentos dólares em dinheiro, ate mesmo notas de cinco e um dólar aparecem no montante.

Eu assino os papeis e entrego as chaves.


Dez minutos depois do senhor olhar o carro, la estava ele com as chaves e documentos na mão me dando adeus e boa viagem.

Nunca vi alguém comprar ou vender um carro tao rápido.

Se realmente Deus existe, dessa vez ele jogou no meu time...e marcou um golaço....

2 comentários:

  1. nossa foi até o momento emocionamente e divertido ....adorei acompanhar os momentos em USA...louca para saber da jornada em outro continente...
    Mil beijokas

    ResponderExcluir
  2. Demorou mas enfim.. LIDO E APROVADO. Chorei, ri, torci, senti frio, senti euforia... mas a melhor sensação foi de alivio, alivio em saber que voce é muito mais forte do que qualquer força da natureza ou do universo e que toda essa força te trouxe ate aqui! Parabens pelo livro e obrigada, por existir!

    ResponderExcluir