domingo, 5 de junho de 2011

(pag 22)

A essa altura, com o desespero batendo a porta, eu nao tinha mais orgulho. O que restava era somente um sentimento de sobrevivência.

Tinha que arrumar dinheiro rapidamente para pelo menos ter o que comer.

Porem também nao considerava pedir esmolas a melhor saida, afinal nao acho justo alguem trabalhar para outra pessoa simplesmente chegar e pedir, sem o menor esforco, o dinheiro que voce trabalhou para conseguir.

Eh claro que nao estou considerando aqui os que ganham dinheiro de maneira desonesta e muito menos os que ganham dinheiro facil.

Me refiro as pessoas que suam a camisa para ter o seu dinheirinho no final do mes.

Nao condeno quem peça esmolas, afinal se estivesse no desespero creio que também o faria, porem ainda nao era o caso. Para ser mais exato, esse seria o ultimo caso.

A terceira opção que me ocorreu era empreender, afinal quando ninguem te da emprego o melhor a fazer eh trabalhar por conta propria.

Ok, mas quem empreende alguma coisa com cinquenta dolares na mao?

– Nos EUA tudo eh possível.

Para isso teria que fazer os cinquenta dolares render.

Me vi diante de uma famosa rede de lojas de 99 cents.

Entrei, gastei dez dolares em dez itens e montei um kit para limpar vitrine de lojas.

Pronto, montei meu proprio negocio. Tinha uma pequena empresa de Limpeza de Vitrines.

Agora era torcer para dar certo.


No dia seguinte acordei cedo e munido do meu kit de 99 cents entrei na primeira loja.

Era uma padaria que ficava vizinha ao ponto onde eu estacionava meu carro para dormir.

Ao perguntar, com um tom de vergonha somado ao inglês de tarzan, se eles queriam que eu limpasse a vitrine, veio a primeira resposta:

Um sonoro NAO!

A fração de segundo que se seguiu foi um frio na espinha juntamente com o sentimento de que aquilo nao iria dar certo.

Abaixei a cabeça e dei meia volta...

Quando ja ia saindo de fininho, um cliente que estava na fila me pergunta quanto eu cobro pelo serviço.

Sem acreditar muito na questao, mas torcendo para que fosse verdade, eu pensei:

E agora, o que eu respondo?

Afinal se cobrasse muito caro poderia perder o primeiro cliente em potencial, e se cobrasse muito barato ele nao iria acreditar que eu pudesse realmente fazer o serviço. Apesar que eu mesmo nao tinha certeza de tal fato.

Estava a um passo de perder a credibilidade que nem mesmo tinha.

Mas afinal, que diabos de empreendedor eu era? Nao tinha pensado em valores!

Depois de rapidamente pensar em uma resposta, retruquei com uma pergunta:

- Quanto o senhor quer pagar?

Ele abaixou a cabeça, pensou e respondeu.

- Pago dez dolares.

- Negocio fechado!

Um comentário:

  1. Lembro de vc contando esse história para mim e para o Fê por telefone... vc é foda! Guerreiro! Gil

    ResponderExcluir