segunda-feira, 6 de junho de 2011

(pag 23)

O momento de euforia seguiu-se da famigerada padaria ate a loja do primeiro cliente, afinal depois de investir dez dolares para começar meu próprio negocio, logo no primeiro serviço eu ja iria recuperar o investimento.

Do ponto de vista financeiro, isso nao tem preço.
Estava aberta a empresa mais rentavel de todos os tempos.

Depois de dirigir por cerca de cinco minutos, chego na loja do meu primeiro cliente.
Era um pequeno café dentro de um mall (malls sao como shoppings a ceu aberto, muito comuns nos EUA).

Pensei: Fácil! Me dei bem...

Ate que olhei melhor e vi que mesmo com meus apetrechos de dez dolares eu nao iria alcançar o topo da janela.

O que fazer?

– Fazer o melhor que poderia dentro do meu literal alcance.

E foi o que fiz.

Limpei a janela como se fosse a da minha casa.

Primeiro usei agua e sabão, fiz bastante espuma, depois usei spray, tudo pra impressionar.

E funcionou.

Ao final o cliente gostou e nao soh pagou os dez dolares prometidos...

Pagou vinte dolares e marcou para que eu voltasse no dia seguinte para limpar o ventilador e o teto repletos de fuligens.

Olhei para o teto e o pe direito ficava a uns sete ou oito metros de altura.

Mesmo sem fazer a menor ideia de como eu faria aquele servico, disse que com certeza o faria.

Afinal nao poderia aquela altura me dar ao luxo de perder alguma maneira de ganhar dinheiro.

Lembro ainda dele ter me perguntado se eu tinha um extensor para alcançar o teto.

Obviamente eu disse que sim, que estava no carro.


Ainda no mesmo mall, ofereci meus servicos para um restaurante ao lado. Era um restaurante oriental. Os donos mal falavam ingles, assim como eu. Nao sei como eu consegui me fazer entender e mesmo entender o que eles tentavam dizer.

De uma forma ou de outra, eles também aceitaram.

O preco?

Agora ja tinha uma tabela:

- Vinte dolares (pedi também que incluíssem uma refeição, afinal ja estava com muita fome).

A essa altura eu estava em êxtase, afinal quarenta dolares era mais ou menos o que eu tinha antes de começar a trabalhar e em pouco mais de duas horas eu ja tinha dobrado minha renda.

Saindo do restaurante ofereci também para a loja ao lado, um consultório de dentistas.

Também aceito.

Meu Deus, era uma sensação que torna-se difícil traduzir em palavras.

Mais vinte dolares.

Saindo do "mall da sorte" percorri outros.

Eh claro que alguns deles sem sucesso mas ate ai, ja sorria ate com os naos, afinal com sessenta dolares no bolso tinha a certeza que mais cedo ou mais tarde, mais oportunidade iriam aparecer.

E foi o que aconteceu. Mais duas lojas.

Encerrei o dia com quase cem dolares.

O cansaço do corpo era quase suprido pela euforia.

O sabor de vencer a falta de dinheiro, as adiversidades ou mesmo qualquer outro obstáculo, pelas nossas proprias maos, nao tem preco!

Soh alguem que ja passou por isso sabe do que eu estou falando, e mais uma vez, me desculpem os leitores pois me faltam palavras para expressar tais sentimentos.

Com a certeza de que aquele era o caminho das pedras, o negocio agora era re-investir na minha empresa.

Comprar equipamentos melhores, mais profissionais, inclusive para limpar o tal pe direto de muitos metros.

Re-investi os cem dolares quase que em sua maioria.

No dia seguinte tinha equipamentos profissionais e fiz o serviço ate que com mais facilidade.

Mais algumas lojas limpas e a renda começando a aumentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário