sexta-feira, 3 de junho de 2011

(pag 21)

Junior era um grande amigo desde meus tempos de comissário de voo, trabalhamos na extinta VASP. Depois disso ele casou-se com uma americana e estava morando em Los Angeles havia mais de 5 anos.

Liguei para ele e combinamos um passeio por LA.

Realmente com alguem que conhece Los Angeles a cidade se torna mais agradável.

Fomos ao mundialmente famoso Hollywood Sign, Griffith Observatory, calcada da fama. Enfim, todos os pontos que valem a pena conhecer em Los Angeles, e esses pontos se resumem a dois ou no máximo tres dias de turismo.


Depois disso, ou voce volta a esses pontos e fica mais tempo desfrutando ou entao vai dar de cara com a realidade da cidade.

E essa realidade nao eh tao bonita.

Como a essa altura a minha situação financeira nao me permitia mais fazer turismo, eu tinha que correr atras de trabalho.

Mais uma vez milhões de currículos pela internet, algumas porcoes de entrevistas...

Tudo sem sucesso.

A crise financeira mudou muitos conceitos nos EUA. Talvez o principal deles tenha sido o emprego.

Ate entao, com a economia prospera e extremamente consumista, sobravam vagas. Com isso o governo fazia "vista grossa" aos trabalhadores informais. Afinal a economia precisava deles.

Com isso os chamados, odeio essa expressao, sub-empregos caiam no colo dos imigrantes, muitas vezes ilegais e sem o Social Security.

Social Security eh um cartão que todos os trabalhadores nos EUA devem ter. Eh onde o governo faz a arrecadacao de impostos e controla a previdência social.

Com o desemprego batendo numeros recordes, a medida adotada pelo governo foi apertar a fiscalização dos empregados ilegais para assim abrir espaco para cidadãos americanos ou para aqueles que simplesmente tivessem Social Security.

Nem preciso dizer que essa medida nao foi muito eficaz, afinal quem nao tinha o documento, passou a falsifica-lo, afinal na corda bamba do desemprego todo mundo se agarra onde pode para nao cair.

Em momento nenhum eu estive ilegal nos EUA, porem com meu visto de turista valido por seis meses eu nao tinha direito ao Social Security, consequentemente nao poderia trabalhar legalmente.

Ótimo! O que fazer?

A essa altura eu tinha pouco mais de cinquenta dolares na mao.

E esse era todo o dinheiro que eu tinha.

Haviam tres saidas.

Uma era entrar para a ilegalidade falsificando um Social Security, e esta era a ultima opcao que eu queria.

Apesar de brasileiro, sempre gostei de percorrer o caminho certo, mesmo que ele fosse mais longo, doloroso e complicado.

A segunda saida era pedir esmola.

Um comentário:

  1. Socorro!!! Pedir esmola???...Putz...isso que eu chamo de desprendimento total em busca de um sonho...Parabéns!!!

    ResponderExcluir