terça-feira, 31 de maio de 2011

(pag 18)

Outra cidade que eu fiquei por mais tempo foi Phoenix, no Arizona.

A cidade faz justo ao nome, e no meio do deserto surge em meio as cinzas, areia no caso, para se tornar uma das mais belas cidades americanas.

Alias escolhida como a melhor no ano de 2009.

Apaixonei-me por Phoenix logo de cara.

A cidade eh moderna, com arranha-ceus espelhados e predios lindos e imponentes, quase em sua maioria num tom alaranjado.


Ao perguntar a um guia o porque dessa cor, ele me diz que eh em referencia ao Grand Canyon, cartao postal mundial do estado do Arizona.

Se eh verdade eu nao sei, porem a cidade eh digna de admiracao.

Ao andar pelo centro da cidade em pleno horario de rush eh possivel contar nos dedos das maos as pessoas que se ve andando a pe pelas ruas. Eh no minimo estranho, chega a parecer uma cidade fantasma.

Mas saindo do centro pode-se ver a populacao de Phoenix, todas em seus carros, lotando as freeways em direcao de casa.

O clima da cidade eh outro ponto a ser destacado e que explica um pouco do porque todos andarem de carro. Os moradores da cidade dizem que no verao as altas temperaturas castigam, chegando facilmente passar dos 40 graus celsios.

Particularmente eu acho que a aridez castiga muito mais, afinal castiga o ano todo. E Phoenix eh arida, muito arida. Poucas horas na cidade ja sao suficientes para ja sentir os lábios partindo-se. E essa aridez, como no deserto, faz com que as temperaturas oscilem bruscamente. Mesmo no inverno, quando durante o dia faz 30 ou 35 graus, a noite essa temperatura cai para 5 graus Celsius.

Phoenix eh uma cidade que tem certo equilibrio de classes sociais e uma otima opcao de moradia para quem gosta de modernidade e principalmente calor.


Procurei um lugar para tomar banho, afinal ate entao meu ultimo ato que eu poderia chamar de banho tinha sido quatro dias atras em KW.

Durante esse periodo eu fazia a minha higiene pessoal com lencos umidecidos e/ou nas torneiras das Rest Areas.

Também muito comuns nos EUA os chamados RV Parks (sigla para Recreation Vehicles Park), eram a melhor opcao para o banho. RV Parks sao areas como se fossem os campings no Brasil.

Um local onde pode-se estacionar, ou em alguns ate morar, dentro dos muito comuns Motorhomme americanos.

Em Phoenix encontrei facilmente um, paguei cinco dolares e tomei um banho como a quatro dias nao tomava.

Mas como a viagem nao pode parar, sigo o meu caminho em direcao a Califórnia.


Capt. IV
California

Depois de longos cinco dias de viagem repleta de maravilhosas e pacatas cidades chego a California.

Confeco que a primeira impressao nao eh das melhores.

O asfalto, ate entao liso como uma rosa em grande parte dos EUA ficou para tras, dando inicio ao concreto.

Grande parte das estradas da California nao sao de asfalto mas sim concreto, o que por melhores que sejam, e realmente sao muito bons, nao deixam o carro navegar silencioso e macio como o asfalto.

Pode parecer bobagem, mas quando se dirige por muitas horas, e mora no carro, esses sao pontos que voce passa a notar.

O cenario ate entao desertico torna-se habitado por predios e mais predios.

A medida que se aproxima de Los Angeles o transito aumenta e a beleza diminui.

Em certos pontos pensei que fosse apenas cidades menores e consequentemente mais pobres, porem ja entrando no perimetro urbano de Los Angeles eh possivel ver que a ate entao tranquilidade da lugar a um transito absurdo, comparavel facilmente a Sao Paulo nos seus piores dias e com beleza limitada.

Percebe-se que Los Angeles vive mais em funcao da fama e "glamour" do que propriamente o que a cidade proporciona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário