segunda-feira, 12 de março de 2012

(pag 79)

Nas duas semanas em que ela esteve na Africa do Sul, nos viajamos e conhecemos todos os pontos turísticos possíveis proximos a Cape Town. 

Subimos a Table Mountain, fizemos a Rota dos Vinhos em Stellembosh e redondezas, fomos ao Cabo da Boa Esperança e la fizemos um pic-nic...e ainda assim, tiramos momentos para não fazer nada, apenas ficar em casa, sentar, beber um bom vinho sul-africano e curtir um a presença do outro.

Cape Town alem de ser um ótimo destino para lazer e turismo ecológico eh ótimo também para fazer compras. 

Especialmente roupas. 

Chega a ser impressionante a diferença de preços comparados ao Brasil. 

Alem do preço final já ser bastante convidativo, para turistas ainda tem um agravante a mais, a restituição do imposto pago sob o produto.



Isso mesmo, quando você comprar qualquer tipo de bem de consumo durável, ou seja, qualquer coisa exceto comidas, bebidas e derivados, você tem direito a pegar de volta quando sair do pais o imposto que pagou por aquele produto.

Mas, como todos países que oferecem esse tipo de beneficio, eles tem os seus "truques", as famosas letrinhas pequenas. 

E o da Africa do Sul eh esse:

Quando você comprar qualquer coisa, solicite e fique de posse da nota fiscal onde esta discriminado o valor do produto e o imposto pago. 

Normalmente as pessoas juntam todas as notas e vão direto ao aeroporto no dia de retorno para trocar, mas não, na Africa do Sul eh diferente.

Em Cape Town ha um escritório do Tax Refund (restituição de imposto) que fica dentro de um shopping, o Waterfront Shopping.

Chegando la você apresenta todas as notas fiscais, a funcionaria faz as contas, pede o seu passaporte, a passagem de volta para o seu pais de origem e te entrega um formulário com todas as compras relacionadas e o valor a ser ressarcido.

No aeroporto você segue para os escritórios do Tax Refund onde os fiscais vão revistar sua mala para confirmar se você realmente comprou todos aqueles produtos que você esta alegando (confesso que muita das vezes eles não checam nem 10% do total). 

Depois disso eh que o valor da restituição eh pago.

Apesar da burocracia, muitas vezes vale a pena, afinal eh uma economia a mais. 

No meu ano na Africa do Sul vi pessoas que pegaram mais de três mil Rands de restituição. Algo em torno de novecentos reais. 

Obviamente a restituição esta relacionada com o quanto foi gasto.

Juntei todos as notas da minha mãe, fizemos todo o processo de restituição, e eu testemunho, da certo!

Mas era chegado o dia do embarque dela de volta para o Brasil. Haviam acabado as ferias.

A levo no aeroporto e ao me despedir, me despeço com um ate breve, afinal mesmo sem saber para qual pais eu iria seguir depois dali, tinha a certeza de que não iria demorar muito tempo para vê-la novamente.

Durante essa minha jornada de "volta ao mundo" muitas vezes as pessoas me perguntam se eu não sinto falta da minha família e/ou amigos.

Minha resposta eh sempre a mesma, "claro que sinto", porem creio que por mais que ame minha família e meus amigos, estar longe deles não significa que os deixei de amar, muito pelo contrario, sinto todos os dias a presença de cada um deles. 

Gradativamente essa distancia se tornou um filtro. Se tornou uma especie de seleção natural de afeto. Me fez aproximar ainda mais de quem eu amo e que também me ama, e consequentemente me fez afastar naturalmente de quem não somava nada ao meu caminho e crescimento pessoal.

A verdadeira distancia muitas vezes esta mais próxima do que pensamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário